quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Israel enviará alerta de mísseis por mensagem de celular


Os testes com mísseis desenvolvidos pelo Irã aumentam o temor israelense de um possível ataque. Diante disso, Israel está pensando em soluções inovadoras para proteger sua população. Entre as estratégias estão sistemas de alerta eficazes. A última novidade é que Israel vai implementar um sistema de aviso de ataques de mísseis por meio de mensagens de texto para os celulares da população em áreas com risco de serem atingidas. O país está permanentemente em estado de alerta por causa dos mísseis que podem a qualquer momento ser disparados pelo Hamas, no Sul, ou pelo Hezbollah e a Síria, no Norte.
Diante de um ataque de mísseis, quanto mais rápido a população for alertada maiores as chances de encontrar abrigo e escapar ilesa do ataque. Por enquanto, o sistema de alerta é o tradicional, composto por radares que detectam o lançamento dos mísseis e pelo toque de sirenes instaladas em postes. Trata-se de um sistema antigo, que não alcança com a rapidez necessária pessoas em situações específicas, como alguém ouvindo música com fones de ouvido.
Para solucionar este problema, o exército israelense decidiu montar um sistema de envio em massa de mensagens de texto para os celulares de pessoas em áreas de risco. “Com uma população de 6 milhões, Israel tem 10 milhões de telefones celulares em operação”, diz o major-general Yair Golan, comandante da área de defesa da população civil do exército israelense. “Isto quer dizer que cada cidadão anda com pelo menos um celular no bolso. Então, sempre que soubermos que um míssil está para atingir certa região, enviaremos uma mensagem de texto às pessoas da área”, afirmou.

Nenhum comentário: