sábado, 27 de setembro de 2008

Obama e McCain clamam vitória após golpes certeiros

Democrata associa rival a Bush e republicano acusa opositor de ingenuidade.



Um embate marcado por golpes certeiros, mas sem nenhuma passagem que possa ter sido caracterizada como um nocaute. Assim foi o primeiro debate da campanha presidencial americana entre os senadores John McCain (republicano) e Barack Obama (democrata), realizado nesta sexta-feira (26), na cidade de Oxford, no Estado de Mississippi.
Por conta do tom emparelhado do debate, ambos os lados cantaram vitória.
Para o estrategista-chefe da campanha de Obama, David Axelrod, o democrata apresentou um forte argumento em prol da mudança nos Estados Unidos, ao passo que McCain pareceu defender as mesmas políticas que estão sendo rejeitadas pelo povo americano.
''Ele enfatizou que é hora de mudarmos nossas prioridades. E que há claras diferenças entre ele e McCain em temas como Iraque e política econômica'', afirmou.
O tema central do debate estava previsto para ser política externa, mas, por conta do caos no sistema financeiro, perguntas ligadas à economia acabaram dominando os primeiros 39 minutos.
Obama aproveitou a ocasião para associar a atual crise com a gestão do presidente George W. Bush e as políticas defendidas por McCain.
O republicano chegou a anunciar a suspensão de sua campanha e sua participação no debate por conta da discussão no Congresso do megapacote econômico de US$ 700 bilhões, mas acabou voltando atrás.

Nenhum comentário: