quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Petróleo é ameaçado por fungo que fabrica combustível !

Um fungo encontrado recentemente em árvores da floresta da Patagônia fabricam combustível de maneira mais eficiente do que qualquer outro método.

O fungo cresce dentro de troncos de [árvores] olmo na floresta da Patagônia (Argentina e Chile). Análises mostraram que ele produz uma grande quantidade de hidrocarbonetos e derivados do diesel. Eles chamaram o combustível que o fungo G. roseum de “myco-diesel”.

A descoberta também coloca em xeque as teorias de como os combustíveis fósseis foram criados.
Gary Strobel, da Universidade Estadual de Montada, nos EUA, disse que este é o único organismo que mostrou ser possível produzir uma combinação importante de substâncias combustíveis. Ele também pode formar compostos diesel à partir da celulose, o que o torna uma melhor fonte melhor de biocombustível de tudo o que conhecemos até o momento.

“A teoria aceita é que o petróleo cru, que é usado para fabricar diesel, é formado dos restos de plantas e animais mortos que foram expostos ao calor e pressão por milhões de anos”, disse Gary. “Se um fungo como este está produzindo myco-diesel por toda floresta eles pode ter contribuído pelo surgimento de combustíveis fósseis.

Nenhum comentário: